Loading...

Vazamento de dados ou Violação de dados?

Qual o impacto que causa a sua empresa?

O que é uma violação de dados?

Uma violação de dados pode ser uma frase mais comumente usada ao falar sobre a exposição de detalhes confidenciais de uma fonte de dados externa. Uma violação de dados é um ataque direto a dados privados por uma entidade não autorizada. Existem vários exemplos de violação de dados. Por exemplo, hackers que penetram em um banco de dados de computador ou alguém que o força a fornecer acesso a dados que eles não deveriam ter através de Malware.

O que é vazamento de dados?

Por outro lado, um vazamento de dados é a transmissão não autorizada de informações de dentro de uma organização para um (s) destinatário (s) externo (s). O termo é usado para descrever dados que são transferidos física e digitalmente. A maioria dos incidentes de vazamento de dados acontece online, mais especificamente por e-mail e troca de transferência de arquivos. Esses incidentes resultam de uma variedade de ocorrências, geralmente como e-mails enviados para as pessoas erradas devido a erro humano ou informações específicas sendo divulgadas inadvertidamente em resposta a uma solicitação. A maioria dos incidentes de vazamento de dados são de natureza não intencional e não maliciosa.

No entanto, eles geralmente têm a intenção de expor ou denegrir uma instituição ou indivíduo (s). É importante observar que esses tipos de vazamentos de dados são relativamente raros, em comparação com vazamentos de dados menos importantes que acontecem todos os dias simplesmente como resultado de erro humano. 

A principal distinção de um incidente de vazamento de dados é que ele ocorre de dentro para fora. Uma violação de dados ocorre ao contrário, de fora para dentro.

Atualmente, não há solução que trate da ameaça de perda de dados tanto de violações (externas) quanto de vazamentos (internos). No entanto, a implementação de uma plataforma de e-mail segura, combinada com práticas padrão de cibersegurança, pode diminuir significativamente a ameaça de vazamento de dados ou violação dentro de uma organização. Além disso, se ocorrer um incidente, o simples fato de estabelecer protocolos de segurança online ajudaria a mitigar os danos. Ele também demonstra aos seus clientes e autoridades relatoras que sua empresa leva a proteção de dados e tudo o que ela envolve muito a sério. Em um cenário pós-LGPD  da Lei Geral de Proteção de Dados, as empresas não podem mais ser negligentes na segurança de e-mail e transferência de arquivos.

Fale conosco, aplique teste de segurança em seu ambiente e esteja a frente das ameaças. Identifique as vulnerabilidades e trate antes de um possível vazamento ou violação de dados.

Saiba mais!
2020-08-28T14:22:42-03:00

Sobre nosso trabalho

Somos uma empresa de consultoria de segurança da informação e fornecemos suporte e orientação para sua empresa obter a conformidade com  as melhores práticas de segurança.

Seja qual ela for o nível de segurança conte com a Site Defender!

Nossos Serviços

Nosso blog