A Consultoria pode assumir diferentes tarefas dentro de sua
estratégia, de análise simples da situação à elaboração de um planejamento.
De qualquer forma, permite uma intervenção de possíveis riscos.
GRC - GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCO E CONFORMIDADE
A Consultoria pode assumir diferentes tarefas dentro de sua estratégia, de análise simples da situação à elaboração de um planejamento. De qualquer forma, permite uma intervenção de possíveis riscos.
Princípios básicos do GRC
Cada um dos três componentes do GRC continuam a interagir e dar suporte às funções de negócios existentes, mas a interseção dos três é onde os benefícios se tornam aparentes.
Os três componentes do GRC são definidos da seguinte forma:
Governança
Refere-se à gestão ética de uma organização por seus líderes de acordo com planos e estratégias de negócios aprovados pelos responsáveis de suas áreas.
Gestão de Riscos
Refere-se ao processo de uma organização para identificar, categorizar, avaliar e decretar estratégias para minimizar os riscos e suas operações.
Conformidade
Refere-se ao nível de adesão que uma organização tem aos padrões, regulamentos e melhores práticas exigidas pelos órgãos governamentais.
Etapas para uma Gestão de Risco
- Mapeamento
Estruturação dos riscos, identificando as principais áreas atingidas e qual a prioridade para intervenção. Daqui se projeta a estrutura ideal para Consultoria de gerenciamento.
- Análise
Etapa que utiliza do mapeamento para avaliação estrutural da organização e da cadeia de suprimentos. Assim, de maneira ascendente, os riscos são reconhecidos, preparados e catalogados.
- Classificação
Aqui ocorre a classificação dos tipos de risco e identificação de cenários onde ocorrem, permitindo que se tenha entendimento das causas. Dessa forma, é elaborada também uma estimativa de impacto do risco para a empresa.
- Planejamento para Prevenção
Após total identificação do risco, se faz necessário o plano de prevenção e mitigação. Aqui cabe também uma pesquisa para otimizar as soluções de segurança para a empresa, de forma que não ocorra ação do risco novamente.
Qual o papel de uma Consultoria de Gestão de Risco para a empresa?
A gestão de risco presta o serviço de análise criteriosa e minuciosa dos riscos, de área de atuação deles e de seu impacto. Contudo, deve ser tornado mais clara a necessidade de contar com esse tipo de serviço. De certa maneira, os riscos não são devidamente lidados internamente pela empresa, até por não haver na organização um profissional para isso.
E riscos surgem em qualquer ação que se tome dentro do negócio, é parte do processo de mudança que um planejamento promove. Se faz então necessário a presença de uma Consultoria de Gerenciamento em Riscos. A presença de uma equipe profissional promove uma gama de atuação em áreas como processo, finanças, produção, saúde, segurança, continuidade do projeto, etc. A experiência e expertise de uma Consultoria é essencial para sobrevivência do negócio.
Além disso, eles somos profissionais capazes de impor todas as etapas de uma Consultoria em Gestão de Risco, do Mapeamento ao Planejamento. Assim, também agimos nos mais diferentes cenários de risco e variados níveis de impacto.
Metodologia do GRC
- Revisão da estratégia de Segurança da Informação
- Revisão e desenvolvimento de Políticas e Procedimentos de Segurança
- Certificação com os padrões da indústria, como ISO27001, PCI DSS
- Conformidade com regulamentações, como a LGPD
- Testes de invasão - Pentest (EHT)
- Scans/varreduras, avaliações e análises de segurança
- Desenvolvimento e implementação de estratégia de gerenciamento de ameaças
- Gestão da continuidade de negócios, BIA, estratégias de recuperação, PRD, PCN
- Campanhas de conscientização e simulações de phishing.
Não fique com dúvidas.
Entre em contato conosco e solicite uma proposta!